Texto de apresentação do PPP

POR RD’S DA GEOGRAFIA 

O projeto acadêmico da Geografia: o que muda para os estudantes do curso?

Download do projeto acadêmico anterior a reunião de pleno de professores: ProjetoAcademico_Versao_Final

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento exigido pela reitoria da USP a todos os cursos de graduação, tem como principal objetivo apresentar as diretrizes para a tomada de ações a serem aplicadas nos próximos quatro anos nos cursos. O documento deve conter uma apresentação do departamento, uma reflexão a respeito das atividades até então desenvolvidas e sobre os indivíduos que compõem a graduação e por fim, a disposição a mudanças, tendo em vista necessidades constatadas.

O DG/USP, assim como todos os demais cursos da FFLCH, tem até agosto/2018 para apresentar o PPP a diretoria da Faculdade. Mas como foram realizadas as discussões no interior do departamento?

O início das discussões foi na penúltima reunião de Conselho Departamental do ano de 2017, ocorrida na segunda semana de novembro. A primeira versão do PPP tinha sido redigida pelos docentes que compõem a COC (Comissão Organizadora de Curso) Bacharelado e Licenciatura que, ao encerrarem as suas contribuições, disponibilizaram a todos os participantes da reunião de Conselho, inclusive aos representantes discentes.

Em Conselho, o Projeto foi bastante criticado e a grande maioria dos presentes não estava de acordo com as ideias apresentadas no documento. Foram dadas novas sugestões na elaboração das ideias e uma nova comissão surgiu, com o princípio de conter dois docentes da Geografia Humana e dois docentes da Geografia Física, somado a um representante discente.

O trabalho da comissão iniciou em dezembro/2017 e se estendeu até maio/2018, portanto, muitos debates foram realizados entre os participantes e os resultados parciais eram discutidos entre os representantes discentes a fim de contribuir com o ideias e proposições. Cabe dizer aqui, como parte do esclarecimento, que em novembro houveram tentativas de pouco sucesso pelos representantes discentes em levar essa discussão via o centro acadêmico. Instauramos o GT de Currículo e as discussões acabaram por ser pouco acumulativas e por vezes sem profundidade. Diante disso, os representantes optaram por fazer reuniões próprias e contribuir com a Comissão em primeiro momento, para que após haver uma versão a ser apresentada, que fosse amplamente difundida pelos estudantes e que houvesse discussões em torno das ideias contidas no Projeto e da experiência dos alunos ao longo dos anos de curso.

Disponibilizamos a segunda versão do PPP para todos os estudantes. Para ser aprovado, é preciso passar pelas instância de Pleno de Professores*, a qual foi realizada no dia 25/05, Plenária Departamental (a marcar data) e, por fim, Conselho Departamental (possivelmente, dia 13/06). Só então será encaminhado à diretoria da FFLCH e a Pró-reitoria de graduação.

É de responsabilidade dos estudantes fazer uma leitura atenta do Projeto, debater nos corredores entre os demais e, principalmente, participar das discussões realizadas em conjunto através das rodas de conversas que os representantes irão organizar, o questionário online e a Plenária Departamental. Os debates precisam ocorrer de modo organizado, para que seja construída uma (ou muitas) opinião(ões) coerente(s), representativas da diversidade de ideias apresentadas, mas que, acima de tudo, seja uma reflexão dos estudantes sobre uma ciência chamada Geografia, até por que, o projeto não é de um ou alguns alunos, ele comporta pelo menos quatro gerações de estudantes de Geografia que serão formados conforme as bases do Projeto. Portanto, é necessário ser realizado um debate sério sobre o tema.

O documento também tem como objetivo explicitar as diretrizes para as mudanças no currículo do curso de Geografia, o qual carrega consigo a mesma estrutura desde a década de 80, ou seja, há pelo menos quarenta anos temos praticamente a mesma ideia de ciência, não nos renovamos.

Portanto, que evitemos procrastinar por mais um quinquênio essa pauta de suma importância para o futuro dos graduandos em Geografia e da nossa ciência. Que consigamos construir em conjunto reflexões significativas! Fica aqui, nosso convite.

*Pleno de Professores: reunião entre os docentes do DG que tem como objetivo deliberar sobre assuntos em torno da graduação, pós-graduação, regime de trabalho e entre outros.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*