GT de Permanência estudantil

A situação não está boa para a permanência da Universidade de São Paulo. Muitos de nossos veteranos e calouros foram negados de auxílios básicos por conta de um aumento da demanda por permanência estudantil. Até onde nós conseguimos averiguar só um calouro conseguiu vaga no CRUSP e uma grande quantidade dos veteranos que tinham algum auxílio como moradia e alimentação não conseguiram a renovação.

Essa situação se deve a dois fatores principalmente: o aumento da nota mínima para ser elegível, relacionada ao aumento da demanda pela permanência estudantil; e o rebaixamento da nota dos veteranos. Os critérios que a SAS usa para nos classificar não são transparentes e passiveis de uma crítica mais objetiva, por que eles não o divulgam, mas encontramos absurdos como classificar irmãos gêmeos de forma diferente ou considerar hora extra como renda fixa.

Achamos que essa situação não pode passar despercebida e exigimos um aumento na quantidade de recursos para a permanência estudantil e repassar os prédios K e L do CRUSP para a moradia estudantil. Como atitude imediata, pedimos a todos os alunos que foram prejudicados mandarem e-mail para suas assistentes sociais e abrir um recurso para essa situação. Como mobilização mais geral, estamos organizando um levantamento dos dados dos alunos prejudicados com essa situação e visando uma união dos institutos para tomar ações mais diretas.

Assim, pedimos que todos respondam os formulários que passaremos em sala de aula nos próximos dias para que nós tenhamos uma noção mais precisa da quantidade de alunos afetados por esse corte.

Como sabemos que nem todos sabem a nota que tiraram na SAS vamos passar um tutorial de como ver essa nota.

Entre no JúpiterWEB

Entre em programas de bolsas>>>PAPFE/SAS>>>Inscrição em bolsas de apoio

Bem em baixo da página que abrir clique no primeiro “aqui”.

Nessa tela estará indicado a sua pontuação.

 

Pedimos a todos que respondam e lembramos que as informações de cada um não será publicada, só os resultados gerais do curso.