[ATA] Assembleia geral de estudantes – 19/setembro/2014

[ retirado de: http://greveusp2014.wordpress.com/2014/09/19/ata-assembleia-geral-de-estudantes-19setembro2014/ ]

[ATA] Assembleia geral de estudantes – 19/setembro/2014

1. Informes:

– Historia: deu R$200 pro comando de greve de estudantes. Votaram 2 delegadxs.- GT de permanencia do crusp: foi à assembleia dos professores convidar aquelxs que já utilizaram assistência. Pediram doação para o encontro regional da galera que mora em moradia estudantil. A mesa da assembleia dos professores boicotou a fala e a aprovação da doação porque teria que ser “via DCE”, mas a pessoa responsável não colou. Disseram que irão discutir o ponto na reunião de diretoria da ADUSP.
– Reunião da comissão de segurança DAS MINA para a festa de hoje. 19h na frente da reitoria.
– Camelô foi assassinado pela PM na lapa ontem, durante a operação delegada. Isso sem contar a repressão com bomba e borracha. Teve ato do MTST na giovanni gronchi ontem e também foi reprimido.
– Sopão contra a privatização: rolou ontem na frente do bandeijão da quimica. Foi legal. A sopa tava boa e deu pra conversar bastante com a galera. Contra a terceirização e a sobrecarga de funcionarixs de lá.
– FAU: a reforma avançou pro caramelo e AI. Hoje tem festa ATENTADO CONTRA A MORAL E OS BONS COSTUMES. a diretoria disse q vai interditar o prédio a partir das 23h. Deve ter uns P2 causando, então fiquemos ligadxs.
– Bauru: é bem difícil mobilizar lá por causa da diretora da odontologia que persegue a galera. Teve audiência pública sobre HRAC e foi muita gente para se mostrar contrária.
– Saúde: Ato sexta sobre a questão da desvinculação dos hospitais. Adusp vai fazer petição contra desvinculação do HRAC porque não passou com maioria qualificada no C.U.
– Funcionárixs: Reposição das horas será limitada a 70 horas. SAS e HU não vão precisar repor horas. Aceitação do termo de acordo foi praticamente unânime. Clima de vitória. Ainda tá rolando festa no Sintusp. CU de desvinculação do HU pode ser dia 29, por isso foi marcada paralização geral de funcionárixs. Termo de acordo está no boletim (sintusp.org).
– Audiovisual: Pessoas seguem sendo barradas na entrada. Especialmente pessoas negras e trans. Estudantes vão montar dossiê sobre isso, então convidam àqueles que já foram barrados para mandar depoimentos por escrito.
– Sociais: assembleia ‘sem quorum’. Ficou indicada criação de fórum aberto sobre democratização da USP (tipo GT). Incorporação à festa do CAF com doação para encontro de mulheres (dias 17, 18 e 19 de outubro).
– Fórm das 6: reitorias se comprometeram a pedir aumento do repasse do ICMS, para 9,70% do valor bruto. Serão criados dois GTs entre cruesp e o fórum para levantar dados sobre finanças e permanência. Indicaram retomada das atividades para segunda-feira.
– Congregação da FFLCH: reposição das aulas será discutida por departamento. Ou vai até fevereiro (com férias de natal e ano novo) ou repor ambos os semestres “ao mesmo tempo”. Indicada uma plenária dos 3 setores para ver isso no começo de outubro. Congregação reclamou do piquete na administração.
– Letras: GT sobre permanência e incorporar-se ao da Amorcrusp. RD se posicionou contra os piquetes na congregação (contra a decisão de assembleia) e foi destituida, mas continuou colando. Indicada atividade de “analise de discurso dxs presidenciaveis”.
– GT de permanência da Amorcrusp: Próxima reunião QUARTA FEIRA, 21h, na sala da AMORCRUSP.

2. Continuidade da greve:

Proposta 1: Continuidade da greve.
Proposta 2: Encerramento da greve. (aprovada)

3. Comando:

– Sobre a continuidade do comando de greve:
Proposta 1: manutenção do próximo comando e que se discuta na proxima assembleia a manutenção de um comando geral de mobilizações.
Proposta 2: que se vote hoje a manutenção (ou não) do comando de greve. (Aprovado)- Manutenção do comando (geral de mobilização) – APROVADO
– A data do próximo comando segue no ponto 4. Calendário.

4. Calendário:

– Data do próximo Comando de Mobilizações:
Proposta 1: não fazer o comando amanhã, sabado. Fazer na quinta feira, 25 de setembro. (Aprovado)
Proposta 2: Manter o comando sabado, amanhã.- Data da próxima assembleia:
Proposta 1. Assembleia geral quarta-feira da semana que vem (24/09).
Proposta 2. Assembleia geral quarta-feira 01/10. (Aprovada)

ASSEMBLEIA GERAL: QUARTA-FEIRA, 01/10, HIST/GEO – 18h
Apelo para a divulgação. Que o DCE também divulgue.

– Chamar assembleias de curso semana que vem – APROVADO.
– Incorporação dos estudantes à paralização dos trabalhadores, em outubro, no CU que discutirá a desvinculação do HU. E que o movimento tenha como pautas a reincorporação do HRAC e a não-desvinculação da permanência estudantil – APROVADO.
– Paralisação no dia da reunião do CO com ato em frente do local da reunião – APROVADO.
– Macarrãozão contra a desvinculação no dia de abertura do bandejão central. (organizar aos moldes do que foi o sopão, com distribuição gratuita de macarrão na frente do bandeijão central e panfletos sobre a desvinculação da permanência) – APROVADO.
* passar chapéu para arrecadar dinheiro na assembleia.
– Que o comando organize passagens em sala de aula convocando para ass geral e para o ato no CU. Foi aprovado que as assembleias de curso organizam suas passagens em sala.

5. Geral:

– Que a página do greveusp2014.wordpress.org continue ativa, alimentada pelo comando de mobilização, para postar suas atividades e mais – APROVADO.
– Comissão p/ lidar com perseguições em departamentos/crusp. Aprovado indicativo para que os cursos recolham denuncias e repassem para o comando de mobilização.
– Que o DCE se incorpore de fato na discussão sobre o acesso e a permanência, trazendo todo o acúmulo e contatos – de centros acadêmicos, lista de e-mail de alunos – para o GT de permanência do CRUSP, para que possamos construir em unidade os levantamentos. Os GTs que já existem em alguns cursos já se incorporaram ao GT do CRUSP, mas é necessário que os cursos que ainda não têm GT os construam. – APROVADO.
*Adendo: as pessoas do DCE que estão nessa assembleia estão responsáveis por providenciar gente do DCE pra colar na reunião.
Próxima reunião do GT: quarta-feira, 21h, na amorcrusp (indicativo de alteração do horário para 18h para as próximas reuniões).- Que a assembleia referende a proposta levada para a ADUSP – levantamento entre os docentes de quais utilizaram a permanência no passado e que utilizaram a contribuição financeira com passagens para o encontro de casas estudantis na UFRJ – e que o DCE e o comando encaminhem para a ADUSP a posição – APROVADO.
– Resolução Política: Abaixo todas as punições: não aceitamos a reposição de horas, pois entendemos como um ataque ao direito de greve (trabalhadores) – APROVADO.
– Juntar todos os vídeos e imagens sobre a greve para futuramente construir um documentário. Será encaminhado ao comando.
– Que os representantes discentes (RDs) no C.U. proponham a revinculação do HRAC e que exijam a saída de pauta da desvinculação do HU – APROVADO.
*Adendo: que o governador do Estado de São Paulo assine um termo dizendo que não aceita o HU/HRAC como parte do SUS e que não aceita uma possível privatização (ENCAMINHA-SE: que isso esteja na nota do comando para o ato).