Convocação geral: Plenária Estudantil das Estaduai neste fim de semana

Galera,

Neste fim de semana teremos a Plenária Estudantil das Estaduais. Espaço importantíssimo para fortalecermos nossa articulação horizontal com o movimento estudantil da UNESP e da UNICAMP. Diante de todos os ataques que estamos recebendo do seu zago e do governo, é imprescindível nos unirmos ainda mais para resistir e avançar.

A Plenária é aberta a participação de TODAS e TODOS estudantes, então COMPAREÇAM!!! Vai rolar acampamento, rango e tudo mais – traga sua barraca/colchão!

https://www.facebook.com/events/294039417444215/

[descrição]

______________________________________________
Colegas estudantes da Unesp, Unicamp e USP: estamos, as três categorias das três universidades estaduais de São Paulo construindo uma greve histórica, que por conta da intransigência nas negociações e da irresponsabilidade administrativa dxs dirigentes das universidades, estendese já há três meses.

Nos encontramos numa encruzilhada decisiva para os rumos do ensino superior público no estado. Já há anos as universidades vêm passando por uma dinâmica de precarização (expansão sem qualidade, ausência de condições mínimas de permanência, negligência da necessidade de democratização do acesso, etc.) e mercantilização alarmante, culminando na defesa explícita e crescente de medidas privatizantes que têm atacado diretamente o ensino superior público. Sabemos que esse processo de privatização não é mera coincidência, mas sim o projeto neoliberal de universidade defendido pelo governo do estado de São Paulo, por meio das
reitorias e do CRUESP, que tentam derrotar o movimento através de
medidas repressivas, antissindicais e ilegais.

Nosso movimento não pode aceitar estes ataques! É necessário, agora, que xs estudantes assumam o protagonismo de um processo de fortalecimento e radicalização da greve estudantil para barrar essa ofensiva e consolidar a vitória de nossas reivindicações. Por isso, estudantes da USP, UNESP e UNICAMP vêm tentando se articular em nível estadual, para buscar fortalecer a luta pelo acesso e permanência, contra a precarização e contra a repressão, com o objetivo claro de construir um conjunto de ações que coloquem o governo do estado e seus aliados contra a parede.

Tendo em vista essa necessidade, organizaremos uma plenária de estudantes das três estaduais nos dias 30 e 31 de agosto, na USP da capital. Tal encontro ocorrerá por meio de delegações de entidades de base (como centros acadêmicos, comandos de greve, cursinhos populares e associações de moradores) do movimento – na proporção de 1 delegado por entidade, deliberado em assembleia –, e será deliberativo para articular ações diretas e imediatas, por entendermos que um alinhamento prático é a saída exigida nesse momento de luta.

Convocamos todas as entidades de base do movimento estudantil estadual a se somarem ativamente nesta construção, tirando delegadxs em suas bases, debatendo os temas e propostas de ação, e contribuindo financeiramente para garantir a logística do encontro (transporte e alimentação dxs delegadxs).

Avancemos rumo à conquista de nossas demandas e na construção de uma articulação permanente entre as três universidades estaduais paulistas!