Ata Assembleia Geral de Estudantes 14.08.14

[retirada de: http://greveusp2014.wordpress.com/2014/08/15/ata-assembleia-geral-de-estudantes-da-usp-14agosto2014/]

Ata Assembleia Geral de Estudantes – 14/agosto/2014 – em frente à Reitoria

Início às 20h30, por conta do ato realizado no período da tarde.

INFORMES GERAIS
– GT encontro das 3 estaduais: na quarta-feira rolou a primeira reunião organizativa para o encontro. Na segunda-feira terá mais uma reunião. Passaram um papel para quem quiser se incorporar anotar o email. Convite aos CAs e DCE para se incorporarem; Mais informações pela página do comando de greve da USP: https://www.facebook.com/greveusp2014
– Comando de Greve: amanhã terá comando as 18h. Fizeram a carta solicitando a inclusão da pauta de cotas na negociação. Sintusp já aprovou a pauta para levar pra negociar com o reitor;
– Unesp Rio Claro: terá nos dias 22, 23 e 24 um fórum das UNESPs para discutir uma contra-proposta de permanência estudantil;
– Anel: convite para incorporação na marcha contra o genocídio do povo negro do dia 22 de agosto no vão do Masp às 17h;
– Frente pelo voto nulo: frente está se organizando e no dia 19 terá reunião em frente ao metro butantã. Convite a quem quiser se incorporar;
– Sobre o ato de quinta-feira: o ato aconteceu foi até o palácio, contou com 3 mil pessoas e entraram para negociar as/os representantes do Fórum das Seis. Depois do término da negociação o ato retornou para a usp e colocaram uma faixa no relógio;
– Unesp Araraquara: receberam proposta da reitoria para ‘calar a boca’, mas isso gerou um fortalecimento da greve dxs funcionárixs, com incorporação dxs estudantes. Radicalização também está no interior;
– Comissão de comunicação do comando de greve: sexta-feira terá reunião da comissão 1h antes do comando de greve. Pedido para que incorporem pois há poucas pessoas tocando e muito a fazer;
– Comitê estadual de luta contra a repressão: próxima reunião na segunda-feira às 19h na praça roosevelt. Convite para quem quiser ajudar a construir;
– Sintusp: ontem era pra ter rolado uma reunião de negociação que foi desmarcada na noite do dia anterior sob a justificativa de que a reitoria está fechada pelxs trabalhadorxs. Estão rolando processos pra demissão por justa causa para maioria dxs diretorxs do sintusp. Única resposta possível é fortalecer mais a greve. O ato de hoje foi muito bom. Quarta que vem terá um novo tracaço total dos portões da USP. Consideração sobre o documento da reitoria que vazou: mostra um plano pra recuperação da USP em 3 linhas paralelas de ação. 1ª – Transferência de um prédio no centro e de um no campus do butantã para secretaria do governo. 2ª – Desvinculação do HU e do hospital do Bauru. O hospital de Bauru já está em processo de desvinculação, deixando de ser de especialidade e passando a ser hospital geral. Na proposta o HU será vinculado ao Hospital das Clinicas. A desvinculaçao do HU ja está sendo implementada e amanhã terá uma reunião dos medicos do hospital e xs trabalhadorxs estão marcando uma atividade na frente no mesmo horário. 3ª – 50% da politica de permanencia irá para o governo do estado administrar instantaneamente e mais 10% a cada ano. Além disso, há um plano de demissão voluntária com um custo de 600 milhões de reais que diminuirá 1/5 do quadro funcional da usp, com previsão de 3000 demissões. Será realizada também uma redução da jornada de trabalho com diminuição dos salários. Documento confirma o que já prevíamos e tem prazo de ser efetivado até janeiro de 2015. É preciso fortalecer o movimento pra não permitir que essas ações sejam implementadas.

Votação: assembleia com falas (98 votos – ganhou) x assembleia sem falas (94 votos)

INFORMES DE CURSOS
– Cahis: assembleia na terça-feira. Tiraram 2 delegadxs. quarta-feira terá atividade de greve as 18h sobre repressão dos movimentos sociais;
– Crusp: não teve assembleia. Domingo às 19h terá cinedebate sobre a palestina. Advogado que tava defendendo xs processadxs da moradia saiu fora. Precisam de mais advogadxs;
– Letras: doou 1500 reais para o fundo de greve dxs trabalhadorxs. quarta-feira terá aula pública sobre a morte da cultura na universidade às 19h na frente do prédio;
– Filosofia: continuam em greve. 3 delegadxs pro comando. Conseguiram paralisar todas as aulas sem cadeiraço;
– Direito: greve radicalizada dxs funcionarixs. Diretor não se comprometeu contra o corte de ponto. Plenaria dos 3 setores amanhã;
– Enfermagem: deliberação de greve estudantil. Funcionarixs e professorxs já estavam em greve. 2 delegadxs para o comando;
– Fau: continua em greve. 2 delegadxs pro comando. Votaram corte de ponto pro Zago, já que ele não ta cumprindo com seu dever. Sexta-feira churrasco às 13h;
– Psicologia: continua em greve. terá assembleia na sexta-feira;
– Geografia: terça-feira teve assembleia. 2 delegadxs pro comando. Decidiram comando unificado com a historia. Proposta de comando unificado da FFLCH;
– Ciências Sociais: continuam em greve e tiraram 6 delegadxs pro comando;
– Guima: 8 delegadxs. dia 18 às 19h debate sobre a palestina;
– Eca: jornalismo entrou em greve. Teve debate ‘Hideki livre’.
– Pirassununga: teve atividade na terça-feira. exercito foi colocado pra fazer comida no bandejao. Alunxs se posicionaram contra isso.
– Biblioteconomia: professores voltaram a dar aula. Precisam da ajuda do Calc e demais alunxs pra conseguir mobilização.

Votação: 10 falas de 2 minutos X falas por correntes + falas de independentes (ganhou por contraste)

ENCAMINHAMENTOS

– questão de ordem: discussão de novos eixos X manter os eixos (ganhou)

– Teto da assembleia: 22h30

CALENDÁRIO APROVADO

15/agosto | Sexta-feira
– 7h: incorporação ao piquete do HU
– 9h: incorporação à atividade/piquete na odonto
– 17h: reunião comissão de comunicação em frente à reitoria: https://www.facebook.com/events/1515193932047813/
– 18h: atividade no auditório da escola de aplicação sobre os 50 anos da ditadura
– 18h: Comando de Greve na frente da reitoria : https://www.facebook.com/events/1446878605585354/

16/agosto | Sábado
– Dia todo (a partir das 09h) Campeonato de Futebol da Greve: https://www.facebook.com/events/1518104365088854/
– 14h: atividade no sindicato dos metroviários – tribunal popular de Israel: https://www.facebook.com/events/699356160132644/

17/agosto | Domingo
– 19h: Cinedebate sobre Palestina no Crusp

18/agosto | Segunda-feira
– Pedágio para o fundo de greve na Vital Brasil (a ser organizado pelo comando de greve): https://www.facebook.com/events/881197311909548/
– Assembleias de curso
– 17h30: atividade de RI sobre gaza: https://www.facebook.com/events/1449158845349156/
– 18h: Comando de Mobilização da FFLCH: https://www.facebook.com/events/580593132051356/
– 19h: reunião do comite de luta contra repressão na praça roosevelt: https://www.facebook.com/events/747521671952732/

19/agosto |Terça-feira
– 13h: ato das três categorias em frente ao CO
– Assembleia de cursos
– indicativo de assembleia geral universitária (comando de greve vai articular)

20/agosto | Quarta-feira
– Dia todo (a partir das 5h da manhã): Trancaço dos portões: https://www.facebook.com/events/760944460636441/
– 17h: ato com MTST no vão do Masp: https://www.facebook.com/events/306539822858594/

21/agosto | Quinta-feira
– 14h: Ato contra a criminalização dos movimentos sociais no largo da batata: https://www.facebook.com/events/686222498137571/
– 18h: assembleia geral de estudantes na frente da reitoria (se chover, na FAU): https://www.facebook.com/events/1539202702969057/

22/agosto | Sexta-feira:
– 17h: Ato contra o genocídio da população negra no Masp, com incorporação do Movimento Estudantil da USP em um bloco organizado exigindo implementação imediata de cotas raciais e sociais: https://www.facebook.com/events/267406483462438/
– 18h: Comando de greve na reitoria

27/agosto | Quarta-feira

Indicativo de ato “Contra a Elitização das Universidades Públicas” com os eixos de acesso e permanência

30 e 31 de agosto
Encontro Estudantil das Estaduais Paulistas: https://www.facebook.com/events/294039417444215/

OUTROS ENCAMINHAMENTOS

– escrever carta/nota dxs estudantes para funcionárixs, para rodar no boletim do sintusp, com o título “vocês nos inspiram” e conteúdo dando força pra eles (comando de greve vai executar);
– Conversar com o pessoal do audiovisual para realizar um vídeo para divulgar na internet, explicando o que está ocorrendo na usp e porque isso é ruim (comando de greve vai organizar);
– Reunião com a associação de moradorxs da São Remo para informação sobre o que está acontecendo no HU e quais as consequências, chamando elxs para se juntarem a nossa greve e piquetes no HU;
– Panfletagem nas saídas dos metrôs para informação da população, que não compreendem o que está ocorrendo e porque estamos em greve;
– Centros Acadêmicos chamem para a próxima semana um debate em cada instituto com professorxs e funcionarixs para discutir o documento vazado e informar xs alunxs;
– Fazer passagem nas salas dos cursos que não estão em greve para mobilizar alunxs e professorxs;
– Panfletagem nos cursos que não estão mobilizados;
– organizar piquetes de convencimento dxs estudantes nos cursos pouco mobilizados (DESTAQUE)
– A comissão de negociação seja formada por um membro do comando de greve e outro do Núcleo de Consciência Negra (DESTAQUE)

As propostas destacadas deverão ser debatidas no Comando de Greve.