Calendárioa 14-18 out da Sociais

https://www.facebook.com/events/442475302530557/

SEGUNDA

– 14hrs: Mesa sobre PEC 215 e direito indígena (local a confirmar)
c/ Renato Sztutman, Marta Amoroso, Beatriz Perrone Moisés e Guilherme Martins

A atividade será uma discussãos em torno da questão democrática, a partir da PEC 215 (alteração da competência da demarcação de terras indígenas do Executivo para o Legislativo), e as articulações envolvidas (bancadas ruralistas e religiosas, mobilização indígena, movimentos ambientalistas, política estatal desenvolvimentista, papel dos antropólogos etc).

– 18hrs: Plenária Eleitoral (Saguão)

A Plenária Eleitoral consistirá na leitura do Edital de Eleição para a gestão do CeUPES Ísis Dias de Oliveira de 2014, em que se aprovará o calendário de eleição (data máxima de inscrição de chapas, dos debates eleitorais, da abertura das urnas, etc).

– 19:30hrs: ASSEMBLEIA DAS SOCIAIS (Saguão)

A assembleia dos estudantes das Ciências Sociais desta segunda-feira deliberará sobre o desenvolvimento da mobilização no curso, atividades e calendário da greve, e a eleição dos delegados do curso que irão compor o Comando de Greve Geral. Na última Assembleia Geral dos Estudantes da USP (10), foi tirado que seria criado um Comando de Greve Geral, composto por delegados eleitos nas assembleias de curso, por meio de chapas e eleição proporcional. O número de delegados por curso respeitará uma proporção de um delegado para cada 20 estudantes reunidos em Assembleia.

TERÇA

– 14hrs: Oficina de Bateria e confecção de materiais para o Ato (Morrinho)
c/ a Bateria Manda-Chuva (a confirmar)

– 16hrs: Ato em Defesa da Educação Pública e pela Democratização das Universidades (concentração no Largo da Batata)

15 de outubro, dia do professor, será um dia de luta por todo o Brasil em defesa da educação pública e pela democratização das universidades. A luta dos professores do Rio de Janeiro se encontra com a dos estudantes da USP e da Unicamp num grande ato que sairá do Largo da Batata rumo ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Evento do Ato: https://www.facebook.com/events/1409402079289203/?notif_t=plan_user_invited

– 19:30: Roda de conversa sobre a Reforma na Grade Curricular de Sociologia (Saguão)
c/ Ruy Braga e Max Gimenes (nomes a confirmar)

Ao longo do primeiro semestre deste ano, houve intensa discussão dentro do Departamento de Sociologia sobre uma possível mudança na grade curricular obrigatória de Sociologia (Sociologia I a IV). Nesta atividade, iremos discutir as diferentes propostas que surgiram no Departamento, junto com o Prof. Ruy Braga, do Departamento, e o Max Gimenes, Representante Discente no Departamento.

QUARTA

– 14hrs: Reunião do Comando Aberto de Greve da Sociais (Espaço Verde)

– 17:30: Conferência “City x Polis: do urbanismo ad hoc à Cidade de Exceção” (sala 111)
c/ Carlos Veiner

Texto divulgado pelo LAPS: “Economista, sociólogo, doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade de Paris I-Sorbonne, Prof. Carlos Veiner é professor titular da UFRJ e por três vezes dirigiu o IPPUR/UFRJ. Com vastíssima experiência de pesquisa, seus textos são referência obrigatória no campo dos estudos urbanos.
Mais recentemente, Prof. Carlos Veiner tem pesquisado e acompanhado os impactos urbanos e sociais dos preparativos da Copa do Mundo no Rio de Janeiro. Através do Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual, atua na assessoria técnica a comunidades ameaçadas de remoção para a elaboração de planos populares de desenvolvimento urbano. Também dá apoio ao Comitê Popular do Rio de Janeiro e à Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e das Olimpíadas. Seus textos tem pautado em grande medida os debates sobre o tema. A noção de ‘Cidade de Exceção’ é a questão trabalhada em seus textos mais recentes. E é o tema desta conferência.”

– 18hrs: Assembleia Geral da USP

QUINTA

– 14hrs: Mesa sobre Instrumentos de Luta e Greves (a confirmar)
c/ Paula Marcelino

– 18hrs: Comando de Greve Geral

– 18hrs: Roda de Samba no Verde (Espaço Verde)
– 19:30: Aula Pública com a Profa. Rocío Alonso Lorenzo (Saguão)

SEXTA – DIA LÚDICO

-14hrs: Limpeza do Verde (Espaço Verde)

– 16hrs: CineVerde (Espaço Verde)
(filme a confirmar)

-18hrs: Reunião do Comando Aberto de Greve das Sociais (Espaço Verde)